Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Desenvolvimento institucional > Planejamento da Gestão
Início do conteúdo da página

Planejamento da Gestão

A missão institucional da UFABC é promover o avanço do conhecimento através de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como fundamentos básicos a interdisciplinaridade, a excelência e a inclusão social. Desse modo, tendo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2022, que foi prorrogado pelo Conselho Universitário até o final de 2023, como principal documento de referência do planejamento estratégico da UFABC, e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) como principal documento de referência acadêmico-pedagógica e institucional, a gestão da instituição assegura, por meio de seu planejamento, que os esforços institucionais estejam alinhados às estratégias previstas nestes dois documentos fundantes.

Inicialmente, o planejamento da gestão da UFABC, a partir de 2018, teve como primeira etapa a construção de um Quadro Referencial, baseado em eixos temáticos que se desdobram dos referenciais da UFABC: (1) Excelência, (2) Inclusão, (3) Interdisciplinaridade, (4) Participação, e (5) Gestão.

 

Temas Geradores

Em seguida, a partir deste Quadro Referencial, foram estabelecidos na etapa seguinte o que foi denominado de Temas Geradores, que pautam as estratégias, as iniciativas e as metas no decorrer do período da gestão. Os Temas Geradores também permitem organizar agendas prioritárias anualmente, com objetivos transversais que, por sua vez, possibilitam avanços no cumprimento da missão institucional da Universidade, na articulação das diferentes áreas e na organização das condições de operacionalização das ações planejadas.

Com o início da atual gestão em 2022, houve a atualização dos Temas Geradores, totalizando 9 temas, dos quais se desdobram subtemas e diretrizes para o planejamento da gestão. Ainda em 2022, o grupo de gestoras e gestores de todas as áreas acadêmicas e administrativas da UFABC participaram de uma oficina de planejamento organizada pela Propladi, onde puderam opinar sobre as prioridades institucionais iniciar discussões sobre as possibilidades de atuação em propostas estratégicas transversais. Na sequencia, orientadas pelos TGs do Planejamento da Gestão 2022-2026, as equipes de todas as áreas da Universidade consolidaram suas propostas de ações e projetos, com vistas a embasar a definição da Agenda Prioritária da Gestão e seu monitoramento.

Acesse aqui os Temas Geradores

 

Agenda Prioritária

A Agenda Prioritária para o período 2023/2024, totalmente balizada nos Temas Geradores, busca |1| viabilizar as condições estratégicas, e também as materiais, para aprofundar os resultados dialogados e almejados para todo o período da atual gestão, em consonância com o PDI, e |2| atender os anseios da comunidade da UFABC diante dos desafios impostos a sua missão institucional.

Acesse aqui a Agenda Prioritária

 

Registrado em: Uncategorised
Fim do conteúdo da página